UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. do Texto Literário em Língua Francesa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-09992
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Descrição do papel do texto literário em diferentes enfoques metodológicos. Diferenciação dos diferentes contratos comunicativos encontrados no discurso literário. Elaboração de propostas de atividades para o uso do texto literário em sala de aula, visando às competências leitoras e literárias com apoio teórico nos pressupostos da Análise do Discurso.
EMENTA:

O papel do texto literário nos principais enfoques metodológicos de ensino de Língua Estrangeira. A competência leitora e a competência literária. O discurso literário e o contrato comunicativo. A literatura infanto-juvenil e a de adultos. Confecção e análise de exercícios.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09967 Língua Francesa II
 
BIBLIOGRAFIA:

GAONAC'H, Daniel. Théorie d'apprentissage et acquisiton d'une langue étrangère. Paris: Didier, 1991.
Kleiman, Angela, 1996, Leitura, ensino e pesquisa. 2. ed., São Paulo, Pontes.
Maingueneau, Dominique, 1996, Pragmática do discurso literário, São Paulo, Martins Fontes.
Maingueneau, Dominique,1998, Termos-chave da análise do discurso, Belo Horizonte, Editora UFMG.
Maingueneau, Dominique, 2001, O contexto da obra literária, São Paulo, Martins Fontes.
Oliveira, Yeda de, 2003, "Considerações preliminares", in O contrato da comunicação na literatura infantil e juvenil, Rio de Janeiro, Lucerna, pp. 11-55.