UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Língua Francesa II - Produção Textual
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE03-09976
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3)
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Aprimorar a produção discente de textos argumentativos.
EMENTA:

Elementos de articulação e de sentido que visam a coesão e a coerência textuais. Mecanismos linguísticos-discursivos utilizados na construção do argumento. Técnicas de redação de textos argumentativos em francês.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-04400 Língua Francesa IV   ou
ILE03-09970 Língua Francesa IV
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE02-06749 Tópicos Especiais - Língua Francesa II
 
BIBLIOGRAFIA:

BERTOCCHINI, P. Et CONSTANZO, E. Productions Écrites - Le Mot, La Phrase, Le Texte. Paris: Hachette, 1987.
CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire Du sens et de l'expression. Paris: Hachette Livre, 1992.
COMBETTES, B., Pour une grammaire textuelle. La progression thématique. Bruxelles-Paris-Gembloux, De Boeck-Duculot, 1983.
KERBRAT-ORECCHIONI: L'énonciaion, Armand Colin, 1997.
REICHLER-Béguelin, M. J. Ecrire en Français - Cohésion Textuelle et Apprentissage de l'Expression Écrite. Delachaux-Niestlé, 1990.