UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Língua Francesa III
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: ILE03-09969
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Habilitar o discente ao aperfeiçoamento da língua francesa pelo viés comunicativo do gênero narrativo, com base em estudos lingüísticos aplicados ao francês.
Levar o discente ao aperfeiçoamento paulatino no vocabulário e na estrutura da língua francesa, inclusive os aplicados às características da tipologia narrativa.
Aperfeiçoar o discente nas quatro habilidades da aprendizagem de língua estrangeira - falar, entender, ler, escrever.

EMENTA:

O discurso narrativo: a construção da temporalidade e da seqüência nos relatos orais ou em textos com aspecto de sucessividade. O foco sobre si e sobre o(s) outro(s) e as funções das focalizações. Os princípios das seqüências narrativas, o ritmo e a cronologia. A relação narrador / leitor. Estudo das adequações enunciativas e de tempos e modos verbais na expressão das seqüências temporais. Noções aplicadas de fonética. Produção oral e escrita voltada para o uso do discurso narrativo.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-04262 Língua Francesa II   ou
ILE03-09967 Língua Francesa II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-04329 Língua Francesa III
 
BIBLIOGRAFIA:

CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l 'expression. Paris: Hachette Livre, 1992.
MAHÉO-LE COADIC, Michéle et alii. Grammaire expliquée du français. Paris: CLE Internatíonal, 2002.
MAINGUENEAU, Dominique. Analyser les textes de comunication. Paris: Dunod, 1998.
------. L 'énonciation en linguistique française. Paris: Hachette Livre, 1999.
------. Syntaxe dufrançais. Paris: Hachette Livre, 1996.
MOIRAND, Sophie. Une grammaire des textes et des dialogues. Paris: Hachette, 1990.
QUOY-BODIN, J-L. e RUQUET, M. Comment dire? Raisonner à la française. Paris: CLE International, 1988.