UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Est Sup Língua Italiana III - Tutoria On-Line
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE03-09966
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Proporcionar ao aluno vivências da prática docente de língua estrangeira on-line, supervisio-nado por docente UERJ.
Articular as teorias sobre o ensino de LE à prática docente.
Propor, aplicar e corrigir exercícios on-line, interagindo com estudantes que façam uso desta modalidade de ensino.

EMENTA:

O estágio supervisionado visto como momento concretizador da formação do licenciado, espa-ço de aplicação das teorias de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como de inte-gração com as novas tecnologias da comunicação e informação. A linguagem, a motivação, o perfil desejável do aluno on-line.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09959 Práticas Autoaprendizagem Italiano Língua Estrangeira   ou
ILE03-09961 Especificidades do Ensino do Italiano - LE
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

BALBONE, Paolo E. Tecnique didattiche per educazione lingüística. Torino,UTET Libreria, 1998.
GIRARD, Denis. Linguistica aplicada e didáctica das línguas. Lisboa, Editorial Estampa, 1997.
PERRENOUD, Phillipe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.