UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Língua Francesa I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: ILE03-09965
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Habilitar o discente ao conhecimento da comunicação pragmática cotidiana, oral e escrita, na língua francesa, com base em estudos lingüísticos aplicados ao francês.
Levar o discente ao aperfeiçoamento paulatino no vocabulário e na estrutura da língua francesa.
Aperfeiçoar o discente nas quatro habilidades da aprendizagem de língua estrangeira - falar, entender, ler, escrever.

EMENTA:

O discurso pragmático da comunicação cotidiana: diálogos e textos de apresentação, identificação, orientação, ordem e de caráter informativo. A relação entre os interlocutores, o pronome on, a indeterminação e os pronomes objetos; a relação do enunciador com a situação e com o referente do mundo e do discurso relatado.
Enfoque das estruturas básicas da língua francesa relativas à frase, aos tempos verbais do indicativo, ao modo imperativo. Noções aplicadas de fonética. Produção oral e escrita voltada para o uso do discurso pragmático.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-04206 Língua Francesa I
 
BIBLIOGRAFIA:

CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l 'expression. Paris: Hachette Livre, 1992.
MAHÉO-LE COADIC, Michéle et alii. Grammaire expliquée du français. Paris: CLE Internatíonal, 2002.
MAINGUENEAU, Dominique. Analyser les textes de comunication. Paris: Dunod, 1998.
------. L 'énonciation en linguistique française. Paris: Hachette Livre, 1999.
------. Syntaxe dufrançais. Paris: Hachette Livre, 1996.
MOIRAND, Sophie. Une grammaire des textes et des dialogues. Paris: Hachette, 1990.
QUOY-BODIN, J-L. e RUQUET, M. Comment dire? Raisonner à la française. Paris: CLE International, 1988.