UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Intr Est Teórico-Práticos Ens Italiano - LE
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-09962
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Destacar as contribuições dos estudos linguísticos e semióticos ao ensino de línguas estrangeiras.
Diferenciar Linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras e glotologia a partir de estudo histórico-comparativo.
Distinguir plano de curso e de aula, através da exposição e construção de modelos.
Relacionar diversos modelos de ensino.
Reconhecer situações de bilinguismo.
Analisar os mais recentes métodos de ensino de LE, especialmente aqueles aplicados ao caso do Italiano.

EMENTA:

A importância dos estudos linguísticos e semióticos para o ensino de línguas estrangeiras, a linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras - o caso do italiano, a glotologia e glotodidática, a contribuição da linguística aquisicional para o ensino de LE, a seleção e análise de material didático, modelos de plano de cursos e de aulas.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09930 Língua Italiana II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-06690 Prática de Ensino de Italiano III - Estágio Supervisionado III
 
BIBLIOGRAFIA:

BALBONI, Paolo. Parlare a Babele, insegnare lingue nelle società complesse. Torino, UTET Libreria, 2002.
------------ (a cura di.). Lingue straniere nella scuola dell'infanzia. Perugia, Guerra, Welland, Soleil, 2001.
------------ Le microlingue scientifico-professionali: Natura e insegnamento. Torino, UTET Libreria, 2001.
_______ (a cura di). ALIAS: Approccio alla lingua italiana per allievi stranieri. Torino, Theorema, 2000.
_______ Parole comuni, culture diverse. Guida alla comunicazione interculturale. Venezia, Marsílio, 1999.
_______ Dizionario di glottodidattica. Perugia, Guerra, Soleil, Welland, 1999.
_______ Tecniche didattiche per l'educazione lingüistica: Italiano, lingue straniere, lingue classiche. Torino, UTET Libreria, 1998.
_______ Educazione bilíngüe. Perugia, Guerra, Soleil, Welland, 1996.
_______ Didattica dell'italiano a stranieri . Roma, Bonacci, 1994.
_______ (a cura di). Sistemi di padronanza comunicativa: progetto "Comenius". Roma, Ministero della Pubblica Istruzione, 1994.
_______ Storia degli insegnamenti linguistici nelle scuola italiana dall'Unità ai nostri giorni. Padova, Liviana, 1988.
_______ Elementi di glottodidattica. Brescia, La Scuola, 1985.
_______ Tecnique didattiche d 'apprendimento lingüístico. Padova, Liviana, 1991.
_______ (a cura di). Glottodidattica e università. La formazione del professore di lingue. Padova, Liviana, 1991.
COSERIU, Eugenio. O homem e sua linguagem - estudos de teoria e metodologia lingüística . Rio de Janeiro, Presença, 1997.
______. Lições de lingüística geral. Rio de Janeiro, Ao livro Técnico, 1980.
DARDANO, Maurizio & TRIFONE, Pietro. Grammatica Italiana con nozioni di lingüística. Bologna, Zanichelli, 1999.
DE MAURO, Tullio. Minisematica dei linguaggi non verbali e delle lingue. Bari, Laterza, 1990.
ELIA, Silvio. Preparação à lingüística românica. Rio de Janeiro, Ao livro técnico, 1979.
ECO, Umberto. A busca da língua perfeita na cultura européia. Bauru, SP, EDUSC, 2001.
JÚNIOR, Joaquim Matoso Câmara. História da lingüística. Petrópolis, Vozes, 1975.
LOPES, Edward. Fundamentos da lingüística contemporânea. São Paulo, Cultrix, 1995.
LYONS, John. Linguagem e lingüística - uma introdução. Rio de Janeiro, Guanabara, 1987.
MARQUES, Maria Helena Duarte. Iniciação à semântica. Rio de Janeiro, Zahar, 2001.
MARTINET, André. Elements de linguistique generale. Paris, Librairie Armand Collin, 1970.
MAGNANI, Simonetta. " La conversazione nell'insegnamento dell'italiano". In: CAPRARA, Loredana & ANTUNES, Letizia Zini. O italiano falado e
escrito. São Paulo, Humanitas/ FFLCH/USP, 1998, p. 287-298.