UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Especificidades do Ensino do Italiano - LE
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-09961
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Identificar os principais estudos e estudiosos de ITAULE.
Classificar as principais variações lingüísticas da língua Italiana e sua importância no processo de ensino-aprendizagem.
Comentar textos diversos sobre A questão da língua.
Contrastar os sistemas escolares brasileiro e italiano, principalmente no que se referem ao ensino de LE.
Produzir texto dissertativo, devidamente formatado, em que os conteúdos ministrados nas disciplinas sejam cotejados com a prática docente.

EMENTA:

A estrutura escolar Italiana, elementos de contraste com a organização de ensino brasileira, o ensino do Italiano no mundo e no Brasil, as especificidades da língua italiana - A Questão da Língua, as suas variações , o papel das Universidades para estrangeiros na Itália ( Siena, Perugia Ca'Foscari).


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09930 Língua Italiana II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-06691 Prática de Ensino de Italiano IV - Estágio Supervisionado IV
 
BIBLIOGRAFIA:

COELHO, Flora Simonetti. "La Questione della língua" In: X Congresso Nacional de Professores de Italiano e IV Encontro Internacional de Italianística.Florianópolis, UFSC, 2003, p. 98-103.

GROSSI, Esther (apresentação). Lei de Diretrizes e Bases da Educação-9.394/96. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

GUIDICINI, Lucia. " A questão da língua". In: FABRIS, Annateresa et al. Insieme - revista da APIESP. São Paulo, Yunes, 1991, p. 29-31.

LAZZARI, Francesco." L'insegnamento della língua italiana nell'ambito della legge 153/1971". In: CAPRARA, Loredana & ANTUNES, Letizia Zini. O italiano falado e escrito. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP,
1998, p. 367-72.

MAGNANI, Simonetta." La conversazione nell'insegnamento dell'italiano". In: CAPRARA, Loredana & ANTU-NES, Letizia Zini. O italiano falado eescrito. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 1998, p. 287-298.

MOLlNA, Carlo." Le proposte di riforma della scuola italiana e iI progetto sperimentale de ' Liceo E. Montale' di San Paolo". In: CAPRARA, Loredana & ANTUNES, Letizia Zini. O italiano falado e escrito. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 1998, p. 383-90.

MORDENTE, Olga Alessandra. " L'italiano a San Paolo". In: CAPRARA, Loredana & ANTUNES, Letizia Zini. O italiano falado e escrito. São Paulo, Humanitas/ FFLCH/USP, 1998, p. 263