UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: O Ensino da Língua Italiana p/ Fins Específicos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-09960
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Identificar as possibilidades de trabalho com a língua para fins específicos.
Apresentar modelos de questionários para o levantamento dos fins.
Aplicar questionários para o levantamento de material didático para fins específicos.
Distinguir o ensino para fins específicos do ensino generalista de LE.
Demonstrar material didático específico.
Propor modelos de avaliação.
Analisar as possibilidades de abordagem dos elementos gramaticais para tal fim.
Estabelecer critérios para o levantamento de material didático, considerando os fins diagnosticados.

EMENTA:

O ensino do italiano para fins específicos, o levantamento dos fins, o caso brasileiro e italiano, as terminologias, e abordagem, o desenvolvimento das habilidades lingüísticas - limites e ampliações, modelos para ensino.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09930 Língua Italiana II
 
BIBLIOGRAFIA:

BALBONI, Paolo. Le mierolingue seientifieo-professionali: Natura e insegnamento. Torino, UTET Libreria, 2001.
__________(a cura di). ALIAS: Approccio alia Iingua italiana per allievi sfranieri. Torino, Theorema, 2000.
__________Parole comuni, eu/fure diverse. Guida alia eomunieazione infereculturale.
Venezia, Marsílio, 1999.
__________Dizionario di glottodidattica. Perugia, Guerra, Soleil, Welland, 1999.
_________ Tecniche didattiche per l'educazione linguistic: italiano, lingue straniere, Venezia, Marsílio, 1999.
Venezia, Marsílio, 1999.
___________ Dizionario di glottodidattica. Perugia, Guerra, Soleil, Welland, 1999.
____________ Tecniche didattiche per I'educazione lingüistica: Italiano, lingue straniere,lingue classiche. Torino, UTET Libreria, 1998.
____________ Didattica dell'italiano a stranieri . Roma, Bonacci, 1994.
_____________ (a cura di). Sistemi di padronanza comunicativa: progetto "Comenius"
Roma, Ministero della Pubblica Istruzione, 1994.
_____________ Elementi di glottodidattica. Brescia, La Scuola, 1985.
____________ Tecnique didattche d'apprendimento lingüístico. Padova, Livina, 1991.
___________(a cura di). Glottodidattica e università. La formazione dei professore di lingue. Padova, Liviana, 1991.
___________Microlingue e letteratura nella scuola superiore. Brescia, La Scuola,1989.
___________ et al.( a cura di) Inglese, francese, tedesco: Modelli operativi. Brescia,
La Scuola, 1988.
__________ Interdisciplinarità e continuità nell'educazione lingüística. Roma, Armando, 1994.
____ L'insegnamento delle lingue alie elementar i: Uma prospettiva italiana. Ottawa, Canadian Society for Italian Studies, 1993.
__________ L'insegnamento delle lingue straniere nella scuola elementare. Brescia, Scuola, 1992.
__________ Glottodidattica: um saggio político. Università Ca' Foscari, Venezia, 1994.