UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Práticas Autoaprendizagem Italiano Língua Estrangeira
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-09959
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Demonstrar aos alunos as formas alternativas de aprendizagem, inclusive a Educação à Distância.
EMENTA:

Desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem do aluno na educação sistemática e assistemática. Práticas de formação não-presenciais.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09930 Língua Italiana II
 
BIBLIOGRAFIA:

GAONAC'H, Daniel. Théorie d'apprentissage et acquisiton d'une langue étrangere. Paris: Didier, 1991.
LAASER, Wolfram. Manual de criação e elaboração de materiais para a educação a distância.
Brasília, Editora da UNB,1997.
PERRENOUD, Phillippe. Novas Competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul ,2000.
SANTOS, Eduardo Toledo & RODRIGUES, Marcos. Educação à Distância - conceitos,
constatações, presunções e recomendações. São Paulo, Escola Politécnica da USP, 1999.