UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Est. Sup. no Ensino de Port. e Redação para Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE02-09950
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
a. Explicar e aplicar estratégias didático-pedagógicas referentes ao ensino de português e de redação para jovens e adultos;
b. Considerar o planejamento didático, a definição das estratégias pedagógicas e o esta-belecimento de metas para o ensino de língua portuguesa como parte fundamental de sua experiência profissional.

EMENTA:

Observação e treinamento em classes de língua portuguesa e de redação para jovens e adultos.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-09892 Língua Portuguesa IV
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 2)
86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 3)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 5)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE02-06687 Prática de Ensino - Português e Literatura IV - Estágio Supervisionado IV
 
BIBLIOGRAFIA:

DIONÍSIO, Ângela Paiva, MACHADO, Anna Rachel & BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
ROJO, Roxane (org.) As práticas de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Rio de Janeiro: Educ / Mercado de Letras.2002
SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 1997.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.