UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Ensino de Língua Portuguesa: Prática Cidadã
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE02-09944
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
a - propor e discutir estratégias didáticas que promovam a consciência crítica e reflexiva do aluno;
b - utilizar, de maneira racional e econômica, informações bibliográficas sobre os temas constantes do programa.

EMENTA:

Estratégias para ampliação da capacidade comunicativa do aluno. A norma gramatical, a língua padrão e as outras modalidades de expressão lingüística no contexto do ensino: o papel da escola. Variedades do português brasileiro e suas implicações no uso oral e escrito. A lusofonia e a comunidade dos países de língua portuguesa. A formação da cidadania à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-09892 Língua Portuguesa IV
 
BIBLIOGRAFIA:

GUIMARÃES, Eduardo e ORLANDI, Eni P. (orgs.). Língua e cidadania. Campinas-SP: Pontes, 1996.
HENRIQUES, Claudio Cezar & SIMÕES, Darcilia. Língua e cidadania: novas perpectivas para o ensino. Rio de Janeiro: Europa, 2004.
MINISTÉRIO da Educação. Parâmetro curriculares nacionais: ensino fundamental e médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003