UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Prática Pedagógica e Livro Didático de Língua Portuguesa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE02-09942
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
a - demonstrar visão crítica a respeito da utilização do livro didático nas aulas de Língua Portuguesa;
b - utilizar, de maneira racional e econômica, informações bibliográficas sobre temas constantes do programa.

EMENTA:

Objetivos do uso do livro didático de Português. Breve história do livro didático de Português no ensino brasileiro. Tradição e modernidade dos livros didático de Português. Análise de obras didáticas referenciais. O livro didático à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-09892 Língua Portuguesa IV
 
BIBLIOGRAFIA:

CORACINI, Maria José (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Cam-pinas-SP: Pontes, 1999.
DIONÍSIO, Angela Paiva & BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). O livro didático de Por-tuguês: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucena, 2002.
MINISTÉRIO da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental e médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
PEREZ, José Roberto Rus. Lição de Português: tradição e modernidade no livro escolar. São Paulo: Cortez; Campinas-SP: Ed. Da Unicamp, 1991.