UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Prática de Lexicografia no Ensino Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE02-09941
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
a - demonstrar visão crítica a respeito da utilização de consulta sobre a língua (especialmente dicionários e enciclopédias) com vista à solução de dúvidas e ao aperfeiçoamento das habilidades de expressão e de leitura no âmbito didático;
b - utilizar, de maneira racional e econômica, informações bibliográficas sobre os temas constantes do programa.

EMENTA:

Estratégias didáticas referentes às relações entre léxico, semântica e estilística. Questões metalingüísticas no estudo do léxico: empréstimos, estrangeirismo, neologismo, jargões, gírias. Uso e aplicabilidade dos dicionários dos dicionários e enciclopédias na sala de aula.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-09892 Língua Portuguesa IV
 
BIBLIOGRAFIA:

BORBA, Francisco da Silva. Organização de dicionários: uma introdução à lexicografia. São Paulo: UNESP, 2003.
FARACO, Carlos Alberto (org.). Estrangeirismos: guerra em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001.
MINISTÉRIO da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental e médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
PRETI, Dino. A gíria e outros temas.São Paulo: EdUSP, 1984.