UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Prática de Gramática no Ensino Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE02-09939
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
a - demonstrar visão crítica a respeito da utilização de consulta sobre a língua (especialmente dicionários e enciclopédias) com vista à solução de dúvidas e ao aperfeiçoamento das habilidades de expressão e de leitura no âmbito didático;
b - utilizar, de maneira racional e econômica, informações bibliográficas sobre os temas constantes do programa.

EMENTA:

Ensino da Gramática no âmbito dos níveis fundamental e médio: objetivos e metodologias. Análise e reflexão sobre a estrutura da língua portuguesa e seu uso. Referências gramaticais para o professor e para o aluno: os dicionários contemporâneos e o VOLP. Relações da Gramática com a leitura e a produção de textos. A Nomenclatura Gramatical Brasileira e as modernas terminologias. A utilização da gramática na escola à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-09890 Língua Portuguesa II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE02-06686 Gramática no Ensino Fundamental e Médio I
ILE02-06688 Prática de Ensino - Português e Literatura I - Estágio Supervisionado I
 
BIBLIOGRAFIA:

Henrique, Claudio Cezar (org.). "Quarenta anos de Nomenclatura Gramatical Brasileira", número especial de Cadernos de Língua Portuguesa, 4.2º ed. Rio de Janeiro: Instituto de Letras/UERJ, 2003
MINISTERIO da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental e médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003
TRAVALIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.