UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Prática de Produção Textual no Ensino Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE02-09937
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
a - considerar o texto e sua produção como parte fundamental da experiência escolar;
b - propor e discutir estratégias didáticas para a produção textual no ensino fundamental e médio;
c - demonstrar visão crítica a respeito das abordagens de produção textual a serem introduzidas no ambiente escolar.

EMENTA:

As condições de produção de texto na escola. O conceito de autoria. Gêneros textuais: aspectos textuais e lingüísticos. Relações didático-pedagógicas entre leitura e produção textual. A revisão do texto pelo aluno como uma das etapas do processo de produção: a avaliação pelo professor. A produção textual na escola à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-09933 Prática de Produção Textual II
 
BIBLIOGRAFIA:

GERALDI, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. 3º ed. São Paulo: Ática, 2001.
LEFFA, Vilson J. & PEREIRA, Aracy E. (orgs). O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999.
MINISTERIO da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental e médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
RUIZ, Eliana. Como se corrige redação na escola. Campinas-SP. Mercado as Letras:2001