UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Prática de Produção Textual II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE02-09933
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:

a) integrar-se no círculo ler, pensar, falar, escrever e reler;
b) expor, por escrito, tópicos de interesse geral;
c) privilegiar a análise crítica, as relações textuais, contextuais (pragmáticas) e intertextuais.
d) considerar o texto e sua produção como parte fundamental de sua experiência profissional.

EMENTA:

A polissemia da noção de texto. Estratégias de produção textual. As condições de produção de texto. O conceito de autoria. Gêneros textuais: aspectos textuais e lingüísticos. Relações didático-pedagógicas entre leitura e produção textual. A produção textual na escola à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-09921 Prática de Produção Textual I
 
BIBLIOGRAFIA:

CÂMARA IR., Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis-RJ: Vozes, 1988.
FARACO, C. A. & TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004.
HENRIQUES, Claudio C. & SIMÕES, Darcilia. A redação de trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005.
MINISTÉRIO da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental e médio. Brasília: Ministério
da Educação, 1999.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.