UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS CLASSICAS E ORIENTAIS
DISCIPLINA: Sociedade e Geografia Japonesa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE01-09922
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3)
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3)
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3)
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3)
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3)
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3)
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3)
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Estudar o Homem e suas interações com o ambiente na Sociedade Japonesa, objetivando o conhecimento da realidade social da mesma. Conhecer a sociedade a partir de costumes, crenças, comportamentos e normas de ações no cenário cotidiano. Estudar a formação e desintegração de grupos, hierarquias, os processos de competição, cooperação e a mobilidade de indivíduos nas camadas sociais.
EMENTA:

O cotidiano da sociedade Japonesa contemporânea

Noções gerais de Geografia e Sociedade Japonesa:
Localização
População
Clima
Vegetação
Governo, sociedade civil japonesa e política japonesa

Festivais, cerimônias e crenças na vida cotidiana:
Sincretismo religioso
Praticidade, gense-koutei, polieteísmo, mistura de moderno e antigo (kaisha gyoji, jitchinsai)
Benefícios de trabalho do Budismo
Normas de ações ou comportamento
O confucionismo
Grupismo "Tsumi" e "Haiji"
Crescimento econômico nos países com influência do Confuncionismo Japão, Coréia do Sul, Taiwan e Singapura.

Costume e comportamento Japonês
Ie, Mura, Uchi-Soto, Basho, Enryo, Giri-Ninjo.
As diferenças de relações sociais.
O silêncio como forma de comunicação
Postura nas negociações no Japão
Yobina
Keigo
Japoneses em contato com estrangeiros
Tecnologia japonesa e sua origem:
O confucionismo e crescimento econômico
Aplicação de novas tecnologias
A base de Educação
De produtos militares aos bens de consumo
Kumiawase e maku no uchi bentou
Miniaturas
A satisfação do cliente
Deveres das empresas
Japoneses em contato com estrangeiros

O cotidiano da família japonesa:
Igualdade e percepção de classe
Transformação da família japonesa
Protótipo de Ie e Mura.
Deveres das empresas
Globalização

Mulheres japonesas:
Conquistas históricas
Mercado de trabalho
Ausência do marido "samurais econômicos" no crescimento econômico pós-guerra
Questão cultural (confucionismo)
Dados concretos (mercado de trabalho, casamento e filhos).
A ilusão de "Super Women".

Minorias no Japão (sugestão)
Ainu
Burakumin
Cultura de Okinawa
Zainichi Kankoku-Chosenjin (Mindan, Chousen-souren. Kantou dai shinzai e o massacre de coreanos em Tokyo)
Brasileiros no Japão (A educação das crianças brasileiras no Japão, os trabalhadores brasileiros no Japão)
Demais grupos de estrangeiros
Sabetsu

Educação no Japão
Vantagem e desvantagem de igualdade japonesa pós-guerra.
Avaliação do estilo nipônico pós-guerra.
Ijime - um lado negativo do grupismo
Reforma Educacional
Nível de Ensino

Sociedade japonesa contemporânea o dia-a-dia nas metrópoles e nas regiões rurais:
Alta concentração de atividades em Tokyo
Envelhecimento da população Japonesa




BIBLIOGRAFIA:

SugimotoA Sociology of Work in Japan, Ross Mouer, Hirosuke Kawanishi. Published May 2005.
An Introduction to Japanese Society, 2nd Edition, Yoshio Sugimoto. Pulished January 2003.
Education in Contemporary Japan, Inequality and Diversity, Kaori Okano, Motonori Tsuchiya. Published April 1999.
Family and Social Policy in Japan, Anthropological Approaches, Edited by Roger Goodman. Published December 2002.
Feminism in Modern Japan, Citizenship, Embodiment and Sexuality, Vera Mackie. Published March 2003.
Language and Society in Japan, Nanette Gottlieb. Published February 2005.
Multicultural Japan, Palaeolithic to Postmodern, Edited by Donald Denoon, Mark Hudson, Gavan McCormack, Tessa Morris-Suzuki. Published December 2001.
Science, Technology and Society in Contemporany Japan, Morris Low, Shigeru Nakayama, Hitoshi Yoshioka. Hardback | Published January 2000.
The Worlds of Japanese Popular Culture, Gender, Shifting Boundaries and Global Cultures. Edited by Dolores Martinez, Published December 1998.
A Sociology of Work in Japan, Ross Mouer, Hirosuke Kawanishi. Published May 2005.
KITAHARA, Satomi Takano. Apostilas utilizadas nas aulas de Cultura Japonesa do LICOM/UERJ, 2000-2002.
KITAHARA, Satomi Takano. Apostilas utilizadas nas aulas de Sociedade Japonesa e de itrodução aos Estudos Japoneses do CEPUERJ/UERJ, 2000-2002.
Nippon Steel Human Resources Development Co. (org.), Nippon: The land and its People, Kakueisha Publishing, Tokyo, 1999.
NAKANE, Chie., Japanese Society, Univ of California Press, 1984.
FUTUTAKE, Tadashi., The Japanese Social Structure: Its Evolution in the Modern Century. 2 ed, Univ. ofTokyo Press, 1989.
McCREERY, John., Japanese Consumer Behavior: From Worker Beers to wary Shoppers, Curzon Press, 2000.