UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Gramática e Literatura
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE02-09908
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3)
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3)
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3)
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3)
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3)
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3)
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3)
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
a) demonstrar visão crítica das relações entre o texto literário e o comentário gramatical;
b) utilizar, de maneira racional e crítica, informações bibliográficas sobre os temas constantes do programa;
c) utilizar, com desembaraço, clareza e correção, as possibilidades expressivas de língua escrita;
d) produzir comentário crítico, de base gramatical, a respeito de texto literário .

EMENTA:

Reação à crítica: os teóricos da literatura, os gramáticos e os escritores. Expectativas dos gramáticos acerca do texto literário. A língua literária, a norma gramatical e as outras normas.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-00868 Língua Portuguesa IV   ou
ILE02-09892 Língua Portuguesa IV
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE02-02373 Tópicos Especiais de Língua Portuguesa II
 
BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, Celso. A questão da norma culta brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
BARBADINHO NETO, Raimundo. Antologia de textos do modernismo. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1982.
COSERIU, Eugenio. "Do sentido do ensino da língua literária". In: Revista Confluência. Rio de Janeiro: Liceu Lite-rário Português, 5, 1993, p. 29-47.
HENRIQUES, Claudio Cezar. Literatura: esse objeto do desejo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. "A linguagem como forma e força expressiva do pensamento". Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 124, 1996, p. 115-125.
VALENTE, André Crim. A linguagem nossa de cada dia. Petrópolis: Vozes, 1997.