UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa VIII
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ILE02-09898
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva DefinidaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
a) operar objetiva e criteriosamente com as funções de orientador, consultor e revisor de língua portuguesa, nas várias expressões oral e escrita;
c) posicionar-se a respeito da utilização da gramática como instrumento para o ensino de língua portuguesa na escola de nível fundamental e médio;
d) utilizar, de maneira racional e crítica, informações bibliográficas sobre os temas constantes do programa;
d) avaliar criticamente as diferentes abordagens gramaticais acerca dos fenômenos lingüísticos afeitos ao português brasileiro;
e) produzir textos, especialmente de natureza acadêmica, sob formatos variados como artigos e ensaios monográficos.

EMENTA:

A língua portuguesa como campo de pesquisa e como objeto de ensino. Consultoria e orientação lingüístico-gramatical. Nomenclatura Gramatical Brasileira: antecedentes, contextos e desdobramentos históricos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE02-01515 Língua Portuguesa VIII
 
BIBLIOGRAFIA:

BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática: opressão? liberdade? São Paulo: Ática, 1985.
HAUY, Amini Boainain. Da necessidade de uma gramática padrão na língua portuguesa. São Paulo: Ática , 1985.
HENRIQUES, Claudio Cezar (org.). "Quarenta anos de Nomenclatura Gramatical Brasileira", número especial de Cadernos de Língua Portuguesa, 4. 2a ed. Rio de Janeiro: Instituto de Letras/UERJ, 2003.
LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade. São Paulo: Ática, 1993.
MINISTÉRIO da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC, 1999.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1994.
SILVA, Rosa Mattos e. Tradição gramatical e gramática tradicional. São Paulo: Contexto, 1996.