UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ILE02-09889
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
a) lidar adequadamente com os textos, tendo em vista as necessárias relações entre seus aspectos formais e as respectivas finalidades sociocomunicativas, culturais e estético-expressivas;
b) identificar tanto os aspectos formais e de conteúdo característicos do gênero e do modo de organização interna dos textos, quanto os procedimentos de coesão e coerência que unem suas partes;
c) produzir textos, especialmente de natureza acadêmica, sob formatos variados como resumos, análises e comentários;
d) servir-se metodicamente das fontes de consulta sobre a língua (especialmente gramáticas e dicionários) com vista à solução de dúvidas e ao aperfeiçoamento das habilidades de expressão e de leitura.

EMENTA:

O texto - sua construção, gêneros e sentidos. O texto, o contexto e as variáveis da interação verbal. Os usos da língua e seu sentido social: o coloquial e o formal. A questão da norma padrão. A identidade sociocomunicativa do enunciador e do destinatário e a construção dos sentidos. Os gêneros textuais e os modos de organização textual. Coerência e coesão textuais. A frase e o parágrafo. Atitudes e intenções enunciativas: atos de fala e modalidades da frase. Discurso direto, discurso indireto e indireto livre. Recursos textuais de conexão de frases e de parágrafos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE02-00868 Língua Portuguesa IV
 
BIBLIOGRAFIA:

BECHARA, Evanildo Bechara. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.
DIONÍSIO, Ângela Paiva et alii (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FARACO, C. A. & TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004.
HENRIQUES, Claudio C. & SIMÕES, Darcilia. A redação de trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Coesão textual. São Paulo: Contexto, 2000.
------. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.