UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: Ensino da Arte e Contemporaneidade
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART03-09879
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório1 2 30
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

A disciplina tem como objetivo promover o conhecimento de abordagens pedagógicas do ensino da arte desenvolvidas por artistas-mestres de importância reconhecida. Visa assim a ampliação de conceitos e de concepções para a construção de uma visão crítica e abrangente das vertentes presentes na área e o enriquecimento da prática do ensino da arte.
EMENTA:

A disciplina reflete sobre as atuações e influências de artistas-professores cujas propostas pedagógicas apontam perspectivas de ensino da arte. Aborda também novas possibilidades para área de ensino da arte na contemporaneidade.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART03-07314 Ensino de Arte e Contemporaneidade
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
DOMINGUES, Diana.A arte no século XXI. São Paulo: UNESP, 1997.
SABOIA SADDI, M. Luiza. Produzindo desenhos: relações entre a produção e o ensino da arte. Tese PUC-SP, 1997.
WICK, Rainer. Pedagogiada Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.