UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART03-09877
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

A disciplina desenvolve estudos sobre a Prática de Ensino da Arte nas séries do 2o. Segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio articulados às experiências dos estágios.
EMENTA:

Questões conceituais e metodológicas do Ensino da Arte. Elaboração de Roteiros de observações e idéias. Identificação e seleção dos objetivos e dinâmicas. Definição da concepção de arte e de ensino a ser adotado. Comunicação e discussão sobre as etapas do estágio. Estudo das características da visualidade dos adolescentes. Expressão estética e apreciação estética. Tipos de inteligência e pesquisa artística. Elaboração de Relatório do Estágio.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART03-07322 Prática de Ensino Específica I - Artes Plásticas
 
BIBLIOGRAFIA:

GARDNER, Howard. Mentes que criam. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
KNELLER, George. Arte e ciência da criatividade. São Paulo: Ibrasa, s.d.
MORIN, Edgar. Educação e Complexidade. São Paulo: Cortez, 2002.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Vozes, s.d.
ROCCO, A . Cristina. Proposta de Trabalho: experiências para a arte. Tese ECA/USP, 1992.
WINICOTT, D. W. A criatividade e suas origens. In O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago,
1975.