UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ART03-09876
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

A disciplina visa trabalhar aspectos referentes à prática de ensino da arte nas séries do
1o. Segmento do Ensino Fundamental, cujo estágio será feito sob supervisão do professor da turma.

EMENTA:

Introdução à disciplina, levantamento para a estruturação dos estágios. Orientação sobre os objetivos do estágio e o papel do estagiário. Práticas de comunicação pelos alunos das observações dos estágios. Estudos teóricos: característica do desenvolvimento estético da criança, faixa etária e experiência estética. Ampliação do repertório artístico da criança. Identificação e análise dos programas, dinâmicas, procedimentos, processos e resultados obtidos. Elaboração do relatório de estágio.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART03-07322 Prática de Ensino Específica I - Artes Plásticas
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Ana Mãe. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 1994.
FERRAZ, Heloísa. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 1993.
GARDNER, Howard. A Arte e o Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas. 1992.
HUYGHE,Renée. O Poder da Imagem. São Paulo: Martins Fontes, s d.
LA TAILLE, Yves. Piaget, Vigotski e Wallon. São Paulo: Summus, 1992.
LINHARES, A O Tortuoso e Doce Caminho da Sensibilidade. Ijuí/RS: Editora Uinijuí, 2003.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Lisboa: Europa América, 19994.
PIAGET, Henri. A Formação do Real na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.