UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FILOSOFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Filosofia II - IFCH
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFCH03-09875
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

O curso consta de duas etapas simultâneas: atividades de estágio desenvolvidas no Campus UERJ e o estágio supervisionado a ser realizado no CAP/UERJ ou nos colégios públicos conveniados. Trata-se de aprofundar as atividades de prática docente específica iniciada em Estágio Supervisionado I, enfatizando, principalmente a tarefa- aula a ser desenvolvida pelo aluno- mestre.
EMENTA:

A aula de filosofia no Ensino Médio. Considerações sobre a Filosofia no Ensino Fundamental. Guia de abordagem didática de filosofia para o professor do Ensino Médio.

PRÉ-REQUISITO 1:

IFCH03-09874 Estágio Supervisionado em Filosofia I - IFCH
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH03-06679 Prática de Ensino Específica II ( Filosofia )
 
BIBLIOGRAFIA:

Alves, Dalton José (2002). A Filosofia no Ensino Médio. Campinas: Autores Associados.
Brasil,SEMTEC (1999). PCNEM: Parte IV- Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC.
______________(1998). PCNs: Apresentação dos temas transversais, ética- 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEMTEC.
Kohan, Walter e Wunsch, Ana maria (orgs.) (2000). Filosofia para Crianças. A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis: Vozes.
Severino, Antonio Joaquim (1999). A Filosofia Contemporânea noBrasil : Conhecimento, Política e Educação. Petrópolis: Vozes.
Silveira, René Trentin (2003). A Filosofia vai à Escola? Campinas: Autores Associados.
Simon, Maria Célia et alli (1986). Guia de Abordagem Didática de Filosofia para o 2º Grau. Rio de Janeiro: USU.