UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Teatro no Brasil
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-09873
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
Eletiva DefinidaART - História da Arte (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Apresentar aspectos da literatura dramática e das artes do espetáculo produzidas no Brasil, estimulando o conhecimento e a criação de novos meios artísticos e a visão crítica das relações entre teatro e cultura brasileira.
EMENTA:

Estudos de história do teatro brasileiro e análises de obras teatrais e de sua recepção, incluindo produções dramaturgicas e cênicas. Propor recortes para estudar manifestações tanto do passado quanto da atualidade, analisando processos de criação de artistas, grupos e companhias, na confluência entre aspectos da cultura brasileira e teorias e técnicas oriundas do teatro estrangeiro.


BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Tania. Teatro Brasileiro no século XX: as oscilações vertiginosas. In: Revista do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional - IPHAN. Nº 29: Olhar o Brasil. Org. Sebastião Uchoa Leite, Brasília, 2001.
COSTA, José Da (ou COSTA Filho, José da). Teatro brasileiro contemporâneo: um estudo da escritura cênico-dramatúrgica
atual. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Instituto de Letras, 2003.
FARIA, João Roberto. Idéias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2001.
FERNANDES, Sílvia. Memória e Invenção: Gerald Thomas em cena. São Paulo: Perspectiva, 1996.
GARDIN, Carlos. O teatro antropofágico de Oswald de Andrade. São Paulo: Annablume, 1993.
GEORGE, David. Teatro e antropofagia. São Paulo: Global, 1985.
HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Arquitetura do Espetáculo: Teatros e Cinemas na formação da Praça Tiradentes e da
Cinelândia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: Dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva.
MARTINEZ CORRÊA, José Celso. Primeiro ato: cadernos, depoimentos, entrevistas (1958-1974). Seleção, org. e notas de
Ana Helena Camargo de Staal. São Paulo: Ed. 34, 1998.
MILARÉ, Sebastião. Antunes Filho e a dimensão utópica. São Paulo: Perspectiva, 1994.
PEIXOTO, Fernando. Teatro Oficina (1958-1982): trajetória de uma rebeldia cultural. São Paulo: Brasiliense, 1982.
PRADO, Décio de Almeida. O Teatro Brasileiro Moderno - 1930-1980. São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de
São Paulo, 1988.