UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Laboratório de Arte 3 - Apropriação e Montagem
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: ART02-09869
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3690
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Investigar o advento da apropriação na arte de maneira geral, e na contemporânea em particular, e suas relações com o processo de montagem. Aprofundar as modernas noções de colagem plástica e edição cinematográfica na criação de obras atuais. Discutir a origem dos procedimentos da arte centrados na utilização das alegorias como elementos na criação.
EMENTA:

A colagem como um princípio da obra de arte. A apropriação como etapa de produção da obra de arte.
A montagem como apresentação da obra de arte. O processo de edição enquanto método. A utilização da alegoria enquanto matéria.



BIBLIOGRAFIA:

BUCHLOH, Benjamin. Procedimentos alegóricos: apropriação e montagem na arte contemporânea. In: Revista Arte e ensaios n.7. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2000.
OWENS, Craig. O impulso alegórico: sobre uma teoria do pós-modernismo. In: Revista Arte e ensaios n.11. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2004.
BRITO, Ronaldo et al. Cildo Meireles. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1981.
GRIMONPREZ, Johan. Dial H-I-S-T-O-R-Y. New York: Hatje Cantz Publishers, 2003.
BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa, RESENDE, Beatriz (Org.). Arte Latina - Cultura, globalização e identidades cosmopolitas. Rio de Janeiro: Aeroplano/MAM, 2000.
GULLAR, Ferreira. Vanguarda e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.