UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FILOSOFIA
DISCIPLINA: Laboratório Prática Ensino de Filosofia II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IFCH03-09868
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
Eletiva DefinidaIFCH - Filosofia (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Laboratório2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

O curso visa a elaboração de material didático de filosofia para aplicação em aula de filosofia para o Ensino Médio.
EMENTA:

A produção de Guia de abordagem didática para o professor de Filosofia. A experiência da aula de filosofia no Ensino Médio.

PRÉ-REQUISITO 1:

IFCH03-09867 Laboratório Prática Ensino de Filosofia I
 
BIBLIOGRAFIA:

Alves, Dalton José (2002).A Filosofia no Ensino Médio. Campinas: Autores Associados.
Brasil, SEMTEC (1999). PCNEM: Parte IV- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Derrida, Jacques (1990). Du Droit à la Philosophie. Paris: Galilée.
Rolla, Alkne et alli (orgs.) (2003). Filosofia e Ensino. Possibilidades e Desafios (2003).Ijuí: INIJUÌ. Colec Filosofia e Ensino 4
Simon, Maria Célia et alli (1986). Guia de Abordagem Didática de Filosofia para o 2º Grau. Rio de Janeiro: USU.