UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FILOSOFIA
DISCIPLINA: Laboratório Prática Ensino de Filosofia I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IFCH03-09867
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
Eletiva DefinidaIFCH - Filosofia (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Laboratório2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Iniciar o estudante de filosofia na prática de ensino de filosofia.


EMENTA:

Construção de metodologias para o ensino de filosofia. A pesquisa sobre o ensino de filosofia. Produção de textos filosóficos para o ensino fundamental e médio.


BIBLIOGRAFIA:

Alves,Dalton José (2002). A Filosofia no Ensino Médio. Campinas: Autores Associados.
Brasil, SEMTEC (1988). PCNs: Apresentação dos temas tarnsversais, ética- 3º e 4º ciclos. Brasília: ME C/SEMTEC.
______________ (1999). PCNEM: Parte IV- Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC.
Cartolano,M.T.P (1985). Filosofia no Ensino de 2º Grau. São Paulo: Cortez/Autores Associados.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998).SEE/RJ
Kohan, Walter et alli(orgs.) (2000).Filosofia na Escola Pública. Petrópolis: Vozes.