UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: Metodologia de Ensino e Pesquisa
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: ART03-09864
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Relações entre filosofia, ciência, linguagem, arte e ensino. Teoria e Metodologia. Linguagem e Linguagens Artísticas. Processo de pesquisa científica e processos de criação artística. Concepções e métodos de ensino. Recursos e procedimentos didáticos.

OBJETIVO(S):

Levar o aluno a desenvolver projetos de pesquisa em arte e educação, associando a prática educativa com a prática investigativa.

BIBLIOGRAFIA:

DAMáSIO, A. O erro de Descartes: razão, emoção e cérebro humano. Cia. Das Letras, 1996.

GRANGER, G. A razão. Lisboa: Edições 70, s.d.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.

DORFLES, G. O Deir das Artes. SP: Martins Fontes, 1992.

QUILLET, P. Introdução ao pensamento de bachelard. RJ: Zahar, 1977.

ECO, U. A obra aberta. SP: Perspectiva, 2ª Ed.

KNELLER, G. Arte e ciência da criatividade. SP: Ibrasa, 11ª Ed.

HUHNE, L. M. org. Metodologia do Trabalho Científico. SP: Atlas, 1991.

CARVALHO, I. M. O processo didático. FGV/RJ, 1976.

COSTA, G. Interdisciplinaridade: a práxis da didática psico-pedagógica. RJ, Unitec, 2000.