UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: Carnaval: Processos e Construções
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART03-09863
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Levar o aluno a compreender a formação do carnaval brasileiro com um processo de negociações de múltiplos interesses ligados a uma cultura especifica. Destacar as diferentes contribuições "globais" presentes na constituição da festa carnavalesca brasileira desde sua manifestação mais antiga, no século XVI, bem como o papel determinante do espaço urbano carioca na formação do carnaval moderno a partir do século XIX. Ressaltar a relação entre identidade nacional e carnaval a partir do século XX. Discutir questões relativas ao carnaval contemporâneo ligadas aos conceitos de tradição, disneyficação, espetacularização e festa popular.
EMENTA:

O carnaval como epítome da festa. A formação da ideia de carnaval na Europa Medieval. A incorporação do carnaval no projeto de poder da burguesia vitoriana. O carnaval no Brasil: entrudo x carnaval. O carnaval no Brasil: o papel do espaço urbano. O carnaval no Brasil como identidade nacional. O carnaval no Brasil: questões contemporâneas. O fazer carnavalesco: do Renascimento ao século XX. O fazer carnavalesco: o barracão das escolas de samba. Trabalho de campo.


BIBLIOGRAFIA:

FERREIRA, Felipe. Inventando carnavais : o surgimento do carnaval carioca no século XIX e outras questões carnavalescas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
FERREIRA, Felipe. O livro de ouro de carnaval brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
MAGALHÃES, Rosa. Fazendo carnaval. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
CUNHA, Maria Clementina Pereira.Ecos da folia: uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920. São Paulo: Companhia de Letras. , 2001.
CUNHA: Maria Clementina Pereira. Vários Zés, um sobrenome: as muitas faces do senhor Pereira no carnaval carioca da virada do século. In: ________(org.)Carnavais e outras frestas. Campina: Editora da UNICAMP/ CECULT, 371-417, 2002.
___________. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990.
ARAUJO, Rita de Cássia Barbosa de. Festas: máscaras do tempo. Entrudo, mascarada e frevo no carnaval do Recife. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1996.
AUGRAS, Monique. O Brasil do samba-enredo. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
BERCÉ, Yves-Marie. Fête et revolte: des mentalités populaires Du XVI e au XVIIe siècle. Paris: Hachette, 1994.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: FUNARTE/UFRJ, 1994.
DUVIGNAUD, Jean. Le Don Du rien: essai d'anthropologie de la fêtte. Paris Stock, 1977.