UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino das Artes III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART03-09852
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Prover uma base teórica para a análise dos conceitos fundamentais no pensar a arte-educação inclusiva e especial. A disciplina busca construir uma Didática da Arte-Educação Especial, refletindo sobre uma ação educativa em arte com vistas a abranger diversos tipos de portadores de necessidades especiais - auditivas, visuais, motoras, cognitivas e emocionais. A parte prática, essencialmente promotora de vivências em arte, desenvolve-se no aprofundamento dos elementos levantados pelas questões em estudo teórico e, inversamente, buscando experimentar os meios e linguagens plásticas e trazendo elementos à reflexão.
EMENTA:

As artes na educação especial - princípios e métodos. A diversificação curricular e as mediações em condições especiais. Matrizes da linguagem e do pensamento. A inteligência da complexidade e a complexidade da inteligência. Aprendizagem e desenvolvimento, arte e cultura. A superdotação. Os comprometimento auditivos. Os comprometimento visuais. Os comprometimentos motores. Os comprometimentos mentais. Os comprometimentos afetivos. Significação, sentimento e cognição - os bloqueios e os saltos. Potencialidades x deficiências. Educação inclusiva x educação especial - os diferentes graus de integração.


BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, A. M. Inquietações e Mudanças no Ensino das Artes. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
CARVALHO, R. Removendo Barreiras para a Aprendizagem. São Paulo: Mediação Ed, 2000.
DALL´ACQUA, M. J. Intervenção no Ambiente Escolar: estimulação visual de uma criança com visão sub-normal ou baixa visão. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.
DAMÁSIO, A. Em Busca de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras Editora, 2001.
GARDNER, H. Arte, Mente e Cérebro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
____________. Mentes Extraordinárias. RJ: Editora Rocco, 1999.
HOPKINS, J. Psicanálise, Mente e Arte. Campinas: Papirus, 1995.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34, 1995.
MARTINS, M. Didática do Ensino da Arte. São Paulo: FTD Editora, 1998.
MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais - estratégias para alunos com necessidades educacionais especiais. DF: MEC, 1999.
MORIN, E. O Método 5 - a humanidade da humanidade. PA: Editora Sulina, 2002. Vozes, 1998.
_________. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2000.
OLIVEIRA, M. H. Piaget, Vygostsky e Wallon . São Paulo: Scipione, 1997.
OLIVER, S. Um Antropólogo em Marte. São Paulo: Companhia das Letras Ed, s/d.
READ, H. A Redenção do Robô. São Paulo: Summus Editorial, 1984.
REILY, L. H. Armazém de Imagens. Campinas: Papirus, 2001.
SANTAELLA, L. Matrizes da Linguagem e do Pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SILVEIRA, N. O Mundo das Imagens. São Paulo : Editora Ática, 1992.
VIGOTSKY, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes Ed., 1999.