UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino das Artes II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART03-09851
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

A disciplina visa a realização de experiências práticas e reflexivas pelos alunos de modo a ampliar o seu conhecimento nas linguagens da arte. Objetiva também, a análise das metodologias de ensino da arte, no sentido de sua capacitação para orientar experiências artísticas com adolescentes, jovens e adultos no 2o. segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
EMENTA:

A disciplina aborda as concepções e procedimentos metodológicos do ensino das linguagens artísticas desenvolvidas no 2o. segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Desenvolvimento e aprofundamento das relações: Concepções e métodos. Relações Concepções pedagógicas e Atividades artísticas na Escola. Relações concepções de arte e práticas de arte na escola. Concepções e metodologias do ensino da arte. Perspectivas de novos métodos. Os processos de mediação e a leitura da obra de arte. A Cultura Midiática e Educação - a televisão, o computador, o vídeo e os novos campos hegemônicos da visualidade. As tribos urbanas e suas propostas estéticas - arte-educação em um novo contexto.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART03-07275 Metodologia do Ensino de Arte II
 
BIBLIOGRAFIA:

BARON, D. Alfabetização Cultural. São Paulo: Alfarrábio, 2004.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulações. Lisboa: Editora Relógio D´Água, 1991.
BORBA, M. A. Teoria do Efeito Estético. Niterói: EDUFF, 2003.
BUORO, A. Olhos que Pintam. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
CANCLINI, C. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
FABRINI, R. A Arte depois das Vanguardas. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.
FERRAZ, M. & FUSARI, M. H. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Editora Cortez, 1993.
MAFFESOLI, M. O Tempo das Tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
MORIN, E. O Método V.4 - As Idéias. Porto Alegre: Editora Sulina, 2002.
OLIVEIRA, A. C. Semiótica Plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
PERRENOUD, P. Avaliação - da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Ed., 1999.
PIETROFORTE, A. Semiótica Visual - os percursos do olhar. São Paulo: Editora Contexto, 2004.
SARTORI, G. Homo Videns - televisão e pós- pensamento. Bauru: EDUSC, 2001.
VON FRANZ. T.Educação para uma compreensão crítica da arte. Florianópolis: Letras Contemporânea Ed, 2003.