UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Processos de Criação na Cena Contemporânea
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-09848
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
Eletiva DefinidaART - História da Arte (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Estabelecer um espaço de pesquisa das linguagens cênicas contemporâneas e de experimentação prática da atuação, ampliando os recursos expressivos dos estudantes.
EMENTA:

Laboratório de experimentação cênica, propondo estudos específicos do trabalho do ator, na relação com diversos processos de criação da cena contemporânea, numa aproximação fronteiriça do teatro com outras linguagens artísticas.


BIBLIOGRAFIA:

ARMAZÉM COMPANHIA DE TEATRO. Para ver com olhos livres: Armazém Companhia de teatro: projeto
memória: trajetória em imagens. Rio de Janeiro: O Armazém, 2003.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes.
AZEVEDO, Sonia Machado de. O Papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de antropologia teatral. São Paulo, HUCITEC, 1994.
BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. Grupo Galpão: Diário de Montagem. (Livro 1: Romeu e Julieta; Livro 2:
A rua da amargura; Livro 3: Um Molière Imaginário; Livro 4: Partido). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
BERRETINI, Célia. A linguagem de Beckett. São Paulo: Perspectiva.
BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2000.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor; as ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo:
Perspectiva, 2002.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva.
GALÍZIA, Luiz Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva.
NESTROVSKI, Arthur (org. e apres.). Trilogia Bíblica/Teatro da Vertigem. São Paulo: Publifolha: 2002.
NORONHA, Luiz. A construção do espetáculo; notas sobre a encenação de Moacyr Góes para Bispo Jesus do
Rosário: a via sacra dos contrários. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
PAVIS, Patrice. Le théâtre au croisement des cultures. Paris: Librairie José Corti, 1990.
O Percevejo - Revista de teatro, crítica e estética. Nº 8: Teatro e artes plásticas. Rio de Janeiro: UNI-RIO, 1999.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina.