UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Laboratório de Arte 1 - A Janela e a Cortina
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: ART02-09841
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3690
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Pesquisar o encadeamento dos processos pictóricos que operaram a transformação do espaço visual da janela renascentista para a superfície da cortina moderna. Analisar a coexistência contemporânea de ambas as concepções nas suas relações espaciais e imagéticas.
EMENTA:

O problema da pintura. Os desdobramentos práticos do espaço pictórico em sua acepção pré-moderna, moderna e contemporânea.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART02-07298 Oficina de Criação Bidimensional
 
BIBLIOGRAFIA:

MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. Lisboa: Ulisseia, 1972.
AMARAL, Aracy (Org.). Projeto Construtivo Brasileiro na Arte - 1950-1962. Rio de Janeiro: MAM-
RJ/Pinacoteca do Estado-SP, 1977.
DAMISH, Hubert. Oito teses a favor (ou contra?) uma semiologia da pintura. In: Revista Gávea 1. Rio de
Janeiro: PUC, 1984.
______________. A astúcia do quadro. In: Revista Gávea 10. Rio de Janeiro: PUC, 1993.
MITCHELL, W.J.T. Ut Pictura Theoria: la peinture abstraite et la représentation du langage. In: Les Cahiers
du MNAM n.33. Paris: Centre Georges Pompidou, 1995.
SALZSTEIN, Sônia. Mira Schendel - a forma volátil. Rio de Janeiro: Centro de Artes Hélio Oiticica, 1997.
MARSHALL, Richard (Org.). Jean-Michel Basquiat. New York: Abrams/Whitney Museum, 1996.