UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Campo Ampliado da Escultura
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-09832
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar as ampliações contemporâneas da categoria escultura. Apresentar o repertório tridimensional contemporâneo. Propor a prática da produção tridimensional e a pesquisa de linguagens que se desenvolvam no espaço físico.
EMENTA:

Prática de produção experimental. As diversas estratégias de ampliação da categoria tradicional da escultura - objeto, interferência arquitetônica, interferência na paisagem, interferência urbana, produção em sítio específico, produção efêmera, vídeo-escultura, foto-escultura, instalação, ocupação sonora, corpo como meio.


BIBLIOGRAFIA:

BACHELLARD, Gaston. A poética do espaço, s.d.
BATCHELOR, David, Minimalismo. São Paulo: Cosac&Naify, s.d.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. SP: Perspectiva, 1986.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem: Criação de um Tempo-Espaço de Criação. São Paulo: Perspectiva, 2002.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
____ A escultura no campo ampliado. In: Gávea, Revista da Pós-Graduação em História da Arte e Arquitetura no Brasil- PUC/RJ, número1,1985.
O'DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco - A Ideologia do Espaço na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PAZ, Otávio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. São Paulo: Perspectiva, 1987.
SERRA, Richard. Rio rounds. Rio de Janeiro: Centro de Artes Hélio Oiticica, 1999.
WERTHEIM, Margaret. Uma História do Espaço de Dante à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.