UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Escultura - Processos e Modalidades
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-09831
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar as principais questões da escultura tradicional, das grandes linhas da produção tridimensional moderna, bem como das ampliações contemporâneas da categoria escultura. Apresentar as principais técnicas relacionadas à tradição da escultura, as estratégias construtivas desenvolvidas na modernidade e o repertório tridimensional contemporâneo. Propor a prática da produção tridimensional e a pesquisa de linguagens que se desenvolvam no espaço físico.
EMENTA:

Prática de produção experimental. Técnicas tradicionais da produção escultórica - entalhe e modelagem. Estratégias da produção tridimensional moderna e contemporânea - construção, composição, apropriações, montagem. Diferentes atitudes em relação à dimensão narrativa. Escultura e objeto. Características do espaço físico. Conceituação de elementos plásticos como massa, volume, equilíbrio, forma, estrutura, repetição, modulação e simulação.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART02-07259 Pesquisa de Materiais II
 
BIBLIOGRAFIA:

BACHELLARD, Gaston. A poética do espaço, s.d.
RITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. Rio de Janeiro, Funarte, 1978.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BATCHELOR, David, Minimalismo. São Paulo: Cosac&Naify,
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. SP: Perspectiva, 1986
FERREIRA, Gloria, COTRIN Cecília (org.). Clemente Greenberg e o Debate crítico. Rio de Janeiro: Funarte / Jorge Zahar, 1997