UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Arte e Visualidade
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-09830
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar os elementos básicos da linguagem visual e das leis perceptivas que regem suas relações. Desenvolver e estimular a percepção sensível da forma, das relações formais e das estratégias de construção de sentidos.
EMENTA:

Os elementos fundamentais da linguagem visual, as leis que regem suas interações e seu potencial expressivo na construção plástica: ponto, linha, plano, superfície, massa, volume, contraste, simetria, saturação, repetição e diferença, modulação e grade. Teorias da cor e da forma; espaço naturalista, espaço planar, espaço físico; forma e estrutura, composição e construção. As categorias tradicionais de expressão plástica e suas ampliações; as novas categorias contemporâneas de expressão visual. Apresentação de estratégias diversas de construção simbólica.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART02-07252 Fundamentos da Linguagem Visual
 
BIBLIOGRAFIA:

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira,
1996.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo -vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro, Rio de Janeiro:
Cosac&Naify, 1999
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
______ Ponto, linha , plano. São Paulo: Martins Fontes, 1988
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Leo Christiano, 1980.
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WICK, Reiner. A Pedagogia da Bauhaus. São Paulo:Martins Fontes, 1987