UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Pintura - Processos e Modalidades
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-09827
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar processos e modalidades da Pintura, historicamente reconhecidos como tal, desde as iniciativas primitivas até procedimentos contemporâneos. Formação de repertório com vistas a alicerçar a análise de obras produzidas em atelier. Estimular iniciativas de pesquisa e desenvolvimento de criação pessoal. Apresentar materiais de Pintura, desde os historicamente consagrados até os correlativos experimentais da produção contemporânea.
EMENTA:

Instrumentalização e informação dos processos até agora desenvolvidos no campo da Pintura. Analisar questões fundamentais à construção do espaço pictórico desde a "janela" renascentista, passando pela crise da representação naturalista, a planaridade da pintura moderna européia, o plano "flat bad" americano, o neo-expressionismo dos 80s, chegando até procedimentos alegóricos da pintura recente. Experimentação com base em propostas e exercícios que visem problematizar as principais questões da Pintura.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART02-07265 Pintura
 
BIBLIOGRAFIA:

Alberti, Leo Batista . Da Pintura. Editora UNICAMP. São Paulo. 1992.
GOMBRICH, E.H. Imagem e Ilusão. Editora Martins Fontes. São Paulo. 2003.
Merleau-Ponty. O Olho e o Espírito. COSAC NAIF. São Paulo. 2004.
GREENBERG, Clement. Arte e Cultura. Ensaios Críticos. Editora Ática. 1996.
CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. Martins Fontes. São Paulo. 1996.
STANGOS, Nikos (org). Conceitos de Arte Moderna. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro. 1991.