UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Fotografia - Processos e Modalidades
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-09823
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar a história da fotografia, com sua trajetória dos desenvolvimentos físico e químico até à fotografia digital. Analisar as relações entre as produções fotográficas clássica, moderna e contemporânea. Instrumentalizar o aluno para a compreender a fotografia como linguagem artística.
EMENTA:

História da fotografia; a fotografia como arte; práticas de fotografia experimental.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART02-07271 Imagem Técnica
 
BIBLIOGRAFIA:

SHARF, Aaron. Art and photography. London: Penguin, 1983.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1980.
CAFFIN, Charles H. Photography as a fine art. NY: Morgan & Morgan, 1971.
FABRIS, Annateresa. Fotografia: usos e funções no séc. XIX. SP: Edusp, 1991.
FREUND, Gisele. Fotografia e sociedade. Lisboa: Veja, s.d.
KUBRUSLY, Cláudio A. O que é fotografia. SP: Brasiliense, 1983.
SAMAIN, Ethienne. O fotográfico. SP: Hucitec, 1998.
SONTAG, Susan. Ensaios sobra a fotografia. RJ: Arbor, 1981.
SQUIERS, Carol. The critical image: essays on contemporary photography. Seatle: Bay Press, 1990.
VASQUEZ, Pedro, PEREGRINO, Nadja, OURIQUES, Evandro (Org.). José Oiticica Filho - A Ruptura da Fotografia nos Anos 50. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1983.