UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Performance - Processos e Modalidades
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-09819
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
Eletiva DefinidaART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Estabelecer os princípios fundamentais que caracterizam a linguagem da performance. Identificar suas origens, a partir dos processos de convergência entre as artes visuais e as artes cênicas. Apresentar e analisar as manifestações na história da arte que fizeram do corpo em si um meio, rumo a uma auto-definição das experiências performáticas.
EMENTA:

Os elementos fundamentais da performance. A história, as teorias, as práticas e interfaces da performance com as outras artes.


BIBLIOGRAFIA:

Lygia Clark e Hélio Oiticica - Sala Especial do 9º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: FUNARTE/INAP, 1986.
Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Centro de Artes Hélio Oiticica, 1996.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 1997.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem: Criação de um tempo-espaço de criação. São Paulo: Perspectiva,1980.
COHEN, Renato. Xamanismo e Teatralização: KA e as Mitopoéticas de Khlébnikov. In: http://hemi.nyu.edu/forums/ps/messages/62.shtml.
ANDERSON, Laurie. Encontros performáticos: Marina Abramovic. In: Folha de São Paulo, Caderno Mais!, em 17.08.2003.
LISTA, Marcela. Expanded Body: Variations V e a conversão das artes na era eletrônica. In: Revista Arte & Ensaios n.9. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2002.
BEY, Hakim. TAZ. São Paulo: Conrad, 2003.