UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Currículo, Escola e Conhecimento
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09815
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

O curso se propõe a analisar o currículo como um artefato sócio-cultural e sua relação com a idéia de subjetividade e poder.
EMENTA:

O campo do currículo e as Teorias Tradicionais, Críticas e Pós-críticas. Teorias curriculares Brasileira. Currículo e Multiculturalismo Crítico. Currículo na LDB e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: concepções em jogo.


BIBLIOGRAFIA:

APPLE, Mikael. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéis de um currículo nacional? In: MOREIRA, A (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo, Cortez, 1995.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. BH, Autêntica, 1999.
PAIXÃO, Lucíola et ali. O Currículo como campo de luta. BH, Presença Pedagógica, v. 2, nº 7, 1996.
______________. Currículo e culturais em tempos de Globalização. BH, Presença Pedagógica, nº 10, 1996.
TRINDADE, Azoilda. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In: Multiculturalismo - mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro; DP&A, 1999.