UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicomotricidade
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09814
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Conhecer e discutir os fundamentos da educação psicomotora e suas definições. Problematizar a discussão sobre a psicomotricidade como intervenção educacional e mediadora nas atividades corporais e de expressão simbólica do sujeito.
EMENTA:

Discutir os conceitos de esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e pré-escrita. Contribuições na utilização dos elementos básicos da educação psicomotora no processo ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento.


BIBLIOGRAFIA:

ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis, Vozes, 2002.
BORGES, Teresa Maria M. A criança em idade pré-escolar. São Paulo, Ática, 1992.
FONSECA, Vitor, Psicomotricidade. São Paulo, Martins Fontes, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia de autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
GOMES, Vera Miranda. Práticas psicomotoras na pré-escola. São Paulo, Ática, 1992.
GUILLARME, J. J. Educação e reeducação psicomotora. Porto Alegre, Artes Médicas, 1982.
LE BOUCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até 6 anos. Porto Açegre, Artes Médicas, 1983.
MELLO, Alexandre Moraes de. Psicomotricidade, educação física e jogos infantis. São Paulo, IBRASA, 1989.