UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Pesquisa e Educação: Questões Teórico- Metodológicas
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09813
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

O curso se propõe a analisar das relações entre pesquisa e educação, tendo em vista as questões teórico-metodológicas que influenciam o processo de produção do conhecimento; a construção do problema no campo científico; o conhecimento teórico-metodológico dos tipos e técnicas de pesquisa e o estímulo a melhor compreender, analisar e criticar a realidade educacional brasileira.
EMENTA:

Ciência, pesquisa, prática-pedagógica: as comunidades investigativas e a formação permanente do professor. Dimensão teórico-prática do conhecimento científico. Os diferentes paradigmas de pesquisa. A pesquisa educacional: aspectos básicos de um projeto de pesquisa: elaboração; tipos de pesquisa em educação; a pesquisa em educação no Brasil.


BIBLIOGRAFIA:

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo, Cortez, 1998.
DA MATTA, Roberto. Relativizando (uma introdução à antropologia social). Rio de Janeiro: Rocco, 1987 (da p.17 a 27).
DA MATTA, Roberto. O ofício de etnólogo ou como Ter anthropological blues. In Nunes, Edson (Org.). Aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978 (da p.23 a 35).
GARCIA, Regina Leite. A sala de aula como espaço de pesquisa pedagógica - repercussão na formação de professores. Mimeo, s. d.
SARMENTO, Manuel J. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir et ali (Org). Itnerários de Pesquisa em Educação: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.