UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: O Pedagogo e a Coordenação Pedag. dos Processos de Formação Contínua
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09812
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

- Possibilitar uma reflexão sobre o campo de estudo da Pedagogia e atuação do Pedagogo na sociedade contemporânea.

- Refletir sobre o histórico da atuação do pedagogo na coordenação pedagógica das instituições escolares e não-escolares.

- Analisar o papel e atuação do Pedagogo no cotidiano da Escola Básica quanto ao processo de formação contínua dos professores (as).

- Identificar concepções e práticas de formação contínua.

EMENTA:

1. A Pedagogia: histórias e tensões.
2. Coordenação pedagógica de instituições escolares e não-escolares
3. O Pedagogo e os processos de formação contínua de professores/as.
4. Concepções e práticas de formação contínua.



BIBLIOGRAFIA:

ABDALLA, Maria de Fátima B. Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender da profissão (um estudo em escola pública). Tese de doutorado. FEUSP, 2000.
BREZINSKI, Íria. Pedagogia, Pedagogos e Formação de Professores. Campinas, Papirus, 1996.
BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, D. B. SOUSA, C. P. A vida e o ofício de professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. SP, Escrituras, 1998.
CATANI, D. B (et al.). (1997). Docência, memória e gênero. SP, Escrituras.
CATANI, Denice B. Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. SP Escrituras Ed., 1998.
CONTRERAS, José. La autonomia Del profesorado. Macrid, Ed. Morata, 1997.
NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
NÓVOA, Antonio (Org). Profissões Professor. Porto, Porto Editora, 1991.
PIMENTA, Selma (org) Pedagogia, ciência da educação? SP, Cortez, 1996.
SIVA, Carmem. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade.
ZEICHENER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e prática. Lisboa, Educa, 1993.