UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Memória e História na Escola e na Formação Docente
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09811
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

1. História, Memória e Escola: perspectivas teórico-metodológicas.

2. Memória e narração na escola e na formação de professores

Os núcleos de memória

Relatos (auto) biográficos e a formação contínua de professores.

3. Docência, memória e identidade.


OBJETIVO(S):

- Possibilitar o estudo e a reflexão das perspectivas teórico-metodológicas que fundamentam o projeto ´Vozes da Educação´, especificamente no campo da história e da memória, destacando suas contribuições para o repensar dos processos educativos.



- Analisar as possibilidades emancipatórias da memória e da narração no cotidiano escolar e na formação de professores.



- Trazer a memória escolar dos participantes do curso, estabelecendo relações entre História Oficial e a História Cotidiana dos sujeitos presentes no contexto educacional.


DISCIPLINA CORRESPONDENTE
FFP04-03972Tópicos Especiais V

BIBLIOGRAFIA:

BENJAMIM, Walter. (1993) Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Editora Brasiliense.

LE GOFF, Jacques. (1994) História e memória. Campinas, Unicamp.

NóVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisbos: Publicações Dom Quixote.

CATANI, D. B. (et al.). (1997). Docência, memória e gênero. SP, Escrituras.

FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (org.). (2001). Usos e abusos da História Oral. RJ, Editora FGV.

Ginzburg, Carlo. (1989) Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, Emblemas e Sinais. SP, Companhia das Letras, 1989.