UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Jogos Educativos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09810
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Conhecimento das diferentes teorias e conceitos de jogos educativos. Relações entre jogo e educação, jogo e cultura e jogo e sociedade. Contribuições e limitações da utilização de jogos educativos como metodologia pedagógica.

OBJETIVO(S):

Analisar e discutir a utilização de jogos educativos no processo ensino - aprendizagem como instrumento metodológico.
DISCIPLINA CORRESPONDENTE
FFP04-03385Recreação II

BIBLIOGRAFIA:

ARIéS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro, Livro Técnicos e Científicos Editores, 1981.

BROUGéRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.

_______________. Brinquedo e cultura. São Paulo, Cortez, 2001.

DE MASI, Domenico. A economia do ócio. Rio de Janeiro, Sextame, 2001.

FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, Autores Associados, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia de autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

KISCHIMOTO, Tizuca M. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo, Cortez, 2002.

RAMOS, José Ricardo da S. Dinâmicas, brincadeiras e jogos educativos. Rio de Janeiro, DPetA, 2003.

SANTOS, Santa Marli (org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o jogo. Petrópolis, Vozes, 2000.