UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Jogos Educativos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09810
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar e discutir a utilização de jogos educativos no processo ensino - aprendizagem como instrumento metodológico.
EMENTA:

Conhecimento das diferentes teorias e conceitos de jogos educativos. Relações entre jogo e educação, jogo e cultura e jogo e sociedade. Contribuições e limitações da utilização de jogos educativos como metodologia pedagógica.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-03385 Recreação II
 
BIBLIOGRAFIA:

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro, Livro Técnicos e Científicos Editores, 1981.
BROUGÉRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
_______________. Brinquedo e cultura. São Paulo, Cortez, 2001.
DE MASI, Domenico. A economia do ócio. Rio de Janeiro, Sextame, 2001.
FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, Autores Associados, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia de autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
KISCHIMOTO, Tizuca M. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo, Cortez, 2002.
RAMOS, José Ricardo da S. Dinâmicas, brincadeiras e jogos educativos. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.
SANTOS, Santa Marli (org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o jogo. Petrópolis, Vozes, 2000.