UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação e Identidade Racial
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09809
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Formar profissionais da educação com a necessária competência profissional e comprometimento político para reduzir a discriminação e alterar as desigualdades raciais no sistema de ensino e no contexto social mais amplo.
EMENTA:

O lugar da psicologia na construção da identidade racial. A construção social do sujeito e da sociedade enquanto realidade subjetiva. Concepções psicológicas de sujeito e subjetividade e suas implicações para a noção de emancipação e autonomia na educação do negro. Ralações raciais na educação brasileira - Currículo e identidade. Identidade com construção histórica. A construção da identidade racial: individual e coletiva. Raça e Identidade. A cultura do negro e sua identidade.


BIBLIOGRAFIA:

BOCK, Ana M. B., GONÇALVES, Mª. Da Graça M. e FURTADO, Odair (orgs). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.
BOCK, Ana M. B., FURTADO, Odair, TEIXEIRA, M. de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Ed. Saraiva, 2002.
FREUD, Sigmund. Psicologia de grupo e a analise do ego. In: Obras Completas, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREITAS, Maria Teresa de A. (org.). Vygotsky e Bakhtin. Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Ed. Ática, 1996.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 12ª edição - São Paulo. Cortez, 2001.
GONÇALVES, Luis Alberto Oliveira e SILVA, Petronilha Beatriz G. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horixonte: Autêntica, 2000. 2ª Edicação.
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LANE, Silvia T.M., CODO, Wanderley (orgs). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
OLIVEIRA, Iolanda de. Desigualdades raciais: construções da infância e da juventude. Niterói: Intertexto, 1999.
PATTO, Maria Helena de Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo, T. A. Queiroz, 1993.
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