UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Antropologia Social e Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09807
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

1 - A Antropologia no quadro das Ciências

1.1. Ciências Naturais e Ciências Sociais e/ou Humanas;
1.2. Natureza e Cultura - o biológico, o social e o cultural;
1.3. O etnocentrismo e suas implicações;
1.4. O trabalho de campo e a etnografia.

2 - A Antropologia Social na Educação

2.1. A educação como prática simbólica;
2.2. O professor, o antropólogo e o relativismo;
2.3. Imagem e realidade - a invenção do Outro;
2.4. Ritos e mitos docentes.

EMENTA:

Trabalhar por uma antropologia educacional no sentido da construção de uma prática pedagógica comprometida com a heterogeneidade e a diversidade sociocultural é o objetivo deste curso. Nesse sentido, torna-se necessário investir na apropriação de um paradigma interpretativo das diferenças como base de uma outra forma de compreensão da prática docente à luz de um olhar antropológico.


BIBLIOGRAFIA:

DA MATTA,, Roberto. Relativizando - uma introdução à antropologia social. Rio de Jnaeiro: Rocco, 1987.
DA MATTA, Roberto. A casa & a rua - espaço cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 1991.
DA MATTA, Roberto. O oficio de etnólogo, ou como Ter Anthropological Blues. In: NUNES, Edson de Oliveira (Org.), A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p. 23-35, 1978.
DAUSTER, Tania. Navegando contra a corrente: O educador, o antropólogo e o relativismo. In: BRANDÃO, Zaia (Org), A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo: Cortez, p. 75-87, 1999.
DAUSTER, Tania. Um saber de fronteira - entre a antropologia e a educação. Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 26ª Reunião Anual. Poços de Caldas, outubro, 2003. (mimeo).
DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares - sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
LIMA, Magali Alonso de. O corpo no espaço e no tempo - a educação física no Estado Novo (1937-1945). 1980. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançada em Educação, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo - o olhar, o ouvir e o escrever. In: OLIVEIRA, Roberto Cardoso de, O trabalho do antropólogo. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora Unesp, 1998, p. 17-36.
PINTO, Paulo Gabriel Hilu da Rocha. Práticas acadêmicas e o ensino universitário - uma etnografia das formas de consagração e transmissão do saber na universidade. Niterói: EdUFF, 1999.
TIBAU, Anderson. A p´ratica de ensino numa perspectiva da imagem. Natal: TechnoMEDIA - Tecnologia Multimídia, [2001]. 1 CD-ROM. Windows 98 (ou superios).
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, Edson de Oliveira (ORG), A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p. 36-46, 1978.