UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Alfabetização de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09806
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

O curso se propõe analisar criticamente questões que remetem para uma reflexão sobre o analfabetismo como uma construção histórico-social, a prática da alfabetização de jovens e adultos e a análise de alternativas metodológicas para ampliar a ação educativa no âmbito do campo de estudos da Educação de Jovens e Adultos.
EMENTA:

A produção sócio-histórica do analfabetismo no Brasil. O Trabalho político-pedagógico na alfabetização de jovens e adultos. Análise de práticas alfabetizadoras na educação brasileira: concepção de homem e sociedade em jogo. Experiências, tecnologias e materiais didáticos na construção da alfabetização de jovens e adultos.


BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, Paulo. Alfabetização e Cidadania. In: GADOTTI, Moacir, TORRES, Carlos Alberto (Orgs). Educação popular: Utopia latino-americana. São Paulo, Cortez, 1994, p. 209-218.
GADOTTI, Moacir. O MOVA-SP Estado e Movimentos Populares. In: GADOTTI, Moacir, ROMÃO, José E. (Orgs). Educação de Jovens e Adultos: Teoria, prática e proposta. São Paulo, Cortez, 1995, p. 85-90.
JARA, Oscar. Sistematização de experiências em educação popular. Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, 2001.
KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995.
LAJOLO, Marisa. Literatura na Alfabetização de Adultos. São Paulo, VEREDA - Centro de Estudos em Educação, s.s. 23p.
OLIVEIRA, Anne Marie M. Brasil: 500 anos de interdição do ler. In: Revista Mutações, dados incompletos.
TORRES, Carlos Alberto. La Cuetón Metodológica em La Educación Popular: aplicación Del método dialético a La pedagogia de massas. In: GADOTTI, Moacir, ROMÃO, José E. (Orgs). Educação de Jovens e Adultos: Teoria, prática e proposta. São Paulo, Cortez, 1995, p.118.