UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Gestão Educacional II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09802
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

1- Identificar a gestão escolar como um campo de estudo multireferencial, porque produzido a partir das práticas sociais e políticas, contraditórias e parciais, sujeitas aos condicionantes contextuais e subjetivos.
2- Compreender o contexto de influência das diferentes matrizes teóricas na formulação do pensamento em gestão escolar no Brasil.
3- Compreender e analisar criticamente as formulações do pensamento em gestão escolar no Brasil.
4- Relacionar as formulações do pensamento em gestão escolar no Brasil, com as formas de organização do trabalho na escola.

EMENTA:

Concepções teóricas em gestão escolar no Brasil:
A abordagem estruturalista-funcional.
A abordagem marxista.
As abordagens sócio-antropológica e psicanalítica.



BIBLIOGRAFIA:

Alonso, Myrtes. O papel do diretor na administração escolar. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Difel, 1976.
Carvalho, Maria Lúcia Rocha Duarte. Escola e democracia: subsídios para um modelo de administração segundo as idéias de M. P. Follett. São Paulo: EPU, 1979.
Felix, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986,3ª edição.
Fortuna, Maria Lucia de Abrantes. Gestão escolar e subjetividade. São Paulo: Xamã; Niterói: Intertexto, 2000
Griffiths, Daniel. Teoria da administração escolar. São Paulo: Nacional, 1978, 48 edição.
Paro, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988, 3ª edição
Pinto, José Marcelino de Rezende. Administração e liberdade: um estudo do conselho de escola à luz da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
Teixeira, Maria Cecília Sanchez. Antropoloqia, cotidiano e educação. Rio de Janeiro: Imaqo, 1990.